quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

A evolução dos blogs

Jorn Barge: criador da palavra weblog
No dia 31 de agosto é celebrado o Dia do Blog. Eles evoluíram bastante desde seu surgimento, em 1997. Muita gente nem tinha computador em casa nessa época, quiça internet, mas Jorn Barger deu o ponta-pé inicial na blogosfera com Robot Wisdom, que ainda está no ar e, até bem pouco tempo, tinha o mesmo visual que foi lançado há 16 anos atrás.

O termo original que Jorn usou era “web log”, mas logo Peter Merholz, outro blogueiro das antigas, fez um trocadilho mudando a expressão para “we blog” em 1999. Depois de um começo lento, o lançamento de sites de hospedagem de blogs como o LiveJournal, Blogger e Open Diary fez com que a popularidade deles aumentasse bastante. No Brasil, algumas das plataformas mais utilizadas no início dos anos 2000 eram o Kit.Net e o Blig, parte do iG.

No começo, eles serviam como um diário online para registrar atividades. Com o tempo, eles se tornaram ferramentas para dar opiniões sobre diversos assuntos e a blogosfera cresceu. A web 2.0 permitiu que a criação de conteúdo caísse nas mãos de pessoas que até então tinham o papel de meros espectadores. Mesmo que a maioria dos blogs permitisse apenas uma postagem por dia (em modo gratuito, pois quase todas as plataformas tinham opções em que o usuário pagava para postar mais vezes por dia e ter acesso à recursos limitados), os blogs foram uma revolução na hora de criar conteúdo e achar informações sobre determinados assuntos.

Depois da onda dos blogs, vieram os flogs, que em vez de focar no texto, focavam nas imagens, especialmente fotos. O Fotolog foi a plataforma mais famosa lá fora, enquanto no Brasil, quem dominava era o Flogão. Felizmente (ou infelizmente?) essa tendência passou.

Hoje em dia, os blogs se tornaram uma forma de expressar opiniões e a maioria dos usuários não faz mais um diário virtual. Política, moda, esportes, religião, todo e qualquer assunto vira tema de blog. Muitas vezes é mais fácil encontrar conteúdo em um blog do que na Wikipédia, mesmo que nem sempre as fontes sejam confiáveis.

Em tempos de conversão de tecnologias, os blogs perderam um pouco da sua força para sites como o Facebook, Twitter e o Tumblr, que permitem não só a postagem de conteúdo, como o seu fácil compartilhamento e interação entre usuários. No entanto, é impossível negar a sua importância para as mudanças que ocorreram na web nos últimos anos. O blog é parte fundamental da democratização da comunicação e do conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário